Clique aqui e consulte nossas políticas.
Prefeitura Municipal de Planalto - SP
Acompanhe-nos:
SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)
Local: R. Pedro de Souza Brandão, 867 - Centro, Planalto - SP,
Telefone: 192
Horário de Funcionamento: 24 horas

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é um sistema de saúde de emergência pré-hospitalar que tem como objetivo fornecer atendimento rápido e qualificado às vítimas de situações de urgência e emergência médica em suma, as funções do SAMU incluem o atendimento imediato e especializado às vítimas de emergências médicas, o transporte seguro para as unidades de saúde adequadas e o controle e regulação das ocorrências, garantindo a eficiência e qualidade na assistência pré-hospitalar.
Suas funções são amplas e abrangem diversas áreas, incluindo:
Atendimento inicial: O SAMU é responsável por prestar os primeiros socorros e assistência médica imediata no local da ocorrência, seja em residências, vias públicas, empresas ou qualquer outro lugar onde ocorra uma emergência. Os profissionais do SAMU estão treinados para avaliar a situação, identificar riscos e fornecer cuidados básicos e avançados, conforme necessário.
Triagem e orientação: O SAMU realiza a triagem dos casos de urgência, classificando as ocorrências de acordo com a gravidade e prioridade de atendimento. Isso permite uma alocação eficiente de recursos, direcionando as equipes médicas de forma adequada. Além disso, o SAMU também oferece orientações por telefone para auxiliar os solicitantes enquanto a equipe médica se desloca até o local.
Atendimento pré-hospitalar: O SAMU dispõe de ambulâncias equipadas com materiais e equipamentos médicos avançados, capazes de oferecer cuidados especializados no local da ocorrência. Os profissionais do SAMU são treinados para lidar com uma ampla gama de emergências médicas, como paradas cardiorrespiratórias, acidentes automobilísticos, ferimentos graves, crises convulsivas, entre outros.
Transporte seguro: O SAMU realiza o transporte seguro e adequado das vítimas para as unidades de saúde mais apropriadas. Dependendo da situação, pode ser necessário encaminhar o paciente para hospitais, unidades de pronto atendimento (UPAs) ou centros especializados, garantindo assim o atendimento contínuo e apropriado durante o trajeto.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024